Pelo menos 20 civis mortos em 24 horas na região de Ghouta oriental

Pelo menos 20 civis foram mortos em 24 horas na cidade síria de Douma, ocupada pelas forças rebeldes do governo de Bashar al-Assad

Pelo menos 20 civis mortos em 24 horas na região de Ghouta oriental

Pelo menos 20 civis foram mortos em 24 horas na cidade síria de Douma, ocupada pelas forças rebeldes do governo de Bashar al-Assad, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Segundo a mesma fonte, sete civis foram mortos esta segunda-feira e 13 no domingo à noite em ataques aéreos e disparos de artilharia do regime sírio em Douma.

Os ataques ocorreram após um período de calma em Douma, a maior cidade do leste de Ghouta Oriental, de onde foram retiradas dezenas de civis e feridos na passada semana.

Um correspondente da agência noticiosa France-Presse relatou o ambiente vivido na região, onde presenciou o trabalho de dois socorristas que procuravam possíveis sobreviventes enterrados sob os escombros, durante a noite e à luz de pequenas lanternas.

Durante a manhã, o ruído dos bombardeamentos foi ouvido em toda a cidade, várias ruas estavam desertas e os edifícios encontravam-se esventrados ou em ruínas, de acordo com a informação divulgada pelo correspondente francês.

O jornalista da France-Presse afirmou ainda que vários membros de uma família estão presos nos escombros, incluindo uma mãe com deficiência, o seu filho e neto.

Também esta segunda-feira, um bombardeamento da força aérea síria causou a morte de cinco civis em outras áreas do Ghouta ocupadas pelos rebeldes, segundo registos do Observatório Sírio.

Desde o início da ofensiva do regime de Bashar al-Assad nos arredores de Damasco, a 18 de fevereiro, os bombardeamentos mataram mais de 1.400 civis, incluindo 281 crianças, conclui o OSDH.

Esta segunda-feira, mais de 4.000 civis fugiram de uma ofensiva rebelde no sul de Ghouta, detida pelo grupo islamita Faylaq al-Rahman.

Nos últimos dias, quase 70 mil civis fugiram da região, informou ainda o OSDH.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS