Novo Lexus LS, o topo de gama reinventado

Novo sedan topo de gama é a principal novidade Lexus no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte.

Novo Lexus LS, o topo de gama reinventado

É possível que nenhum automóvel tenha alterado a sua categoria tão decisivamente quanto o primeiro Lexus LS quando lançou a marca de luxo há 28 anos. Ao contrário do novo Lexus, o LS 400 de 1990 era diruptivo e luxuoso ganhando o reconhecimento dos clientes, surpreendendo e estabelecendo novos níveis de conforto, desempenho, suavidade, refinamento, qualidade e atenção ao detalhe. A par da apresentação do modelo inovador, a marca estabeleceu e mantém novos padrões de satisfação e atendimento ao cliente.

Hoje, em estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte (NAIAS), a Lexus repete o lançamento do modelo disruptivo com a quinta geração do seu sedan topo de gama, o Lexus LS. Dentro e fora, o novo LS reflete uma nova abordagem ao luxo com uma identidade nipónica forte e única. No entanto, o LS foi projetado para ser o mais recente cidadão global da marca, disponível em cerca de 90 países.

O LS simbolizará não só a marca Lexus, mas também se tornará o carro de luxo de nova geração que incorpora a tradição e a cultura japonesas”, refere Toshio Asahi, engenheiro-chefe do novo LS. “Como tal, este pináculo global deve ir muito além do que o mundo espera de um carro de luxo.”

MAIS LARGO, MAIS BAIXO, MAIS ALTO – E MAIS EMOCIONANTE

Mais longo e mais baixo do que a geração anterior, o novo LS estreia um impressionante e arrojado design, com uma silhueta coupé dominada pela nova linguagem de design da Lexus. Uma nova sensação de desempenho centrada no condutor origina da nova arquitetura global de luxo da Lexus (GA-L). Esta plataforma premium de tração traseira, uma versão alongada da usada para o deslumbrante coupé Lexus LC 500, oferecerá uma experiência mais dinâmica na estrada, enquanto aumenta ainda mais o conforto.

Novo Lexus topo de gama

O Lexus LS original antecipou os gostos dos clientes de luxo, ao invés de simplesmente amplificar o que era oferecido pelas marcas de automóveis de luxo na altura. Nesse espírito, o espaçoso habitáculo do novo LS, os detalhes únicos e a tecnologia visionária, prometem mais uma vez surpreender os clientes, redefinindo as expectativas para um topo de gama global.

Estabelecemos alvos inéditos sendo resolutamente levados para estas metas ambiciosas,” refere o coordenador principal do LS, Toshio Asahi. “Os clientes que vão querer o topo de gama da Lexus já são rodeados de luxo numa base diária, indivíduos com uma visão apurada para a autenticidade. Não iriamos virar as suas cabeças com um produto premium convencional.”

UM TOPO DE GAMA RENASCIDO

Assim como o LS original lançou a marca Lexus, o novo LS de 2018, continua a direção mais dinâmica da marca. Cada geração do LS até agora revelada incrementaram o luxo, refinamento, desempenho e segurança da sua própria maneira, com a mais recente geração a adicionar um design muito mais emocional e desempenho envolvente de estrada.

Para criar o novo LS, a Lexus começou com uma folha branca, ao re-imaginar o que um topo de gama deve ser, como se lançasse a marca novamente. O objetivo não era melhorar o que a Lexus criou no passado, mas superar as expectativas dos clientes de luxo de todo mundo.

O DNA que atravessa todos os modelos LS permanece: Omotenashi  é o conceito de hospitalidade japonesa que aplicado a um automóvel de luxo significa cuidar do condutor e dos passageiros, antecipar as suas necessidades atendendo ao seu conforto e ajudando a protegê-los dos perigos.

DINÂMICA

Mais do que nunca, os condutores de um carro de luxo exigem maior agilidade e desempenho sem sacrificar o conforto. É um dos equilíbrios mais difíceis de conseguir num veículo, contudo a nova plataforma global da Lexus para veículos luxo (GA-L) estreada no Coupé LC 500 surge no LS com uma maior distância entre eixos e permite esse equilíbrio. Para potenciar a distribuição de pesos e o baixo centro de gravidade, o novo LS é oferecido apenas com distância entre eixos longa, com um design largo e baixo.

A plataforma GA-L é a mais rígida da história da Lexus, servindo de base para uma condução envolvente, suavidade de rolamento e um habitáculo silencioso. A distância entre eixos de 3.125 mm, é 35 mm mais longa do que o atual modelo LS na versão longa.

Uma ajuda para a qualidade de rolamento e equilíbrio no comportamento do novo LS é a última geração de uma tecnologia de controlo de chassis designada Vehicle Dynamics Integrated Management (VDIM). Este sistema implementa o controlo de todos os subsistemas do veículo – travagem, direção, suspensão, motor e transmissão – para controlar o movimento longitudinal, lateral e vertical, bem como a direção, e o rolamento. O controlo ótimo destes movimentos ajuda a permitir um conforto de condução excecional, uma maior tração e segurança bem como agilidade em estrada. O comportamento é ainda reforçado por barras estabilizadoras ativas e pelo sistema Lexus Dynamic Handling (LDH) com direção frontal e traseira independente. O VDIM é capaz de ajudar a estabilizar o carro quando atravessa superfícies de fricção distinta, como piso seco e gelo.

Através de materiais leves, incluindo chapa de aço de alta resistência e alumínio foi possível reduzir 90 kg de peso quando comparado com o atual LS. Esta diminuição em conjunto com a implementação do novo motor V6 e a reforçada rigidez torcional, permitem uma experiência de condução mais dinâmica.

Fundamental para o seu desempenho e condução envolvente, a nova plataforma reduz o centro de gravidade do carro, colocando a maior parte da massa, incluindo o motor e os ocupantes, numa posição mais central e inferior no chassis para ajudar a baixar o centro de gravidade. Suportes especiais no compartimento do motor, torres de suspensão na frente e traseira de alumínio rígido e outros recursos ajudam a reforçar a rigidez das estruturas principais do chassis.

O Novo LS conta com uma suspensão multilink, que a par com o uso extensivo de alumínio permite reduzir o peso do conjunto, proporcionando uma agilidade e conforto de rolamento superiores.

MOTOR V6 BI-TURBO COM TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DE 10 VELOCIDADES

Para alta potência e excelente eficiência de combustível, a Lexus concebeu especificamente para o novo LS um novo motor V6 de 3,5 litros desenvolvendo os turbos através da tecnologia de Formula1 da empresa. Este novo motor no LS é indicativo da abordagem mais dinâmica assumida pela Lexus oferecendo potência ao nível de um V8 sem sacrificar a economia de combustível, minimizando o ruído e vibração. O novo motor oferece a performance esperada de um topo de gama: 421 cv (310 kW) e 600 Nm de binário, ganhos consideráveis sobre o atual LS com motor V8. Uma combustão otimizada a alta velocidade e grande eficiência dos dois turbos resultam numa aceleração dos 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos (na versão tração às 4 rodas). Mas talvez o mais significativo é como a Lexus concebeu o motor e a transmissão para entregar a potência de forma imediata e com um aumento constante de binário.

O novo bloco garante uma suavidade notável. O condutor pode escolher entre os vários modos de condução: Normal, Sport e Sport+, com apenas o som de escape suficiente para melhorar a sensação desportiva.

O LS conta com a primeira transmissão automática de 10 velocidades num sedan de luxo, estreado no Lexus LC 500. Com tempos de troca de velocidade que rivalizam com as transmissões de dupla embraiagem. O largo aproveitamento da potência e binário do moto, proporcionada por dez relações estreitamente espaçadas é ideal para todas as formas de condução, ajudando a fornecer a velocidade ideal em todas as condições.

Apesar das patilhas inseridas no volante permitirem o controlo da transmissão, o avançado sistema de controlo eletrónico, antecipa a troca de velocidade do condutor. O sistema escolhe a mudança ideal monitorando a aceleração, travagem e forças-G laterais.

Conduzir com relações estreitamente espaçadas permite uma sensação de aceleração rítmica e estimulante. O binário elevado do motor bi-turbo combina de forma excecional com a transmissão proporcionando velocidades de cruzeiro em autoestrada serenas, sem esforço e de forma eficiente, contudo a troca para mudanças inferiores é muito rápida e direta.

A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE ÚNICA

Para o Designer Chefe Koichi Suga, “O novo LS é o topo da gama da marca Lexus. Mais do que qualquer outro modelo, o LS incorpora a história e a imagem da Lexus e é uma referência para tudo aquilo que a marca representa.”

Novo Lexus topo de gama

A filosofia “Yet” (Contudo) que tem vindo a ser transportada desde a primeira geração do LS, permitiu à Lexus desenvolver um design capaz de oferecer o espaço e o conforto de um sedan de três volumes de referência, contudo com a marcante silhueta de um coupé de quatro portas, mais apelativo para os clientes de luxo mais jovens. Os designers conseguiram extrair todo o potencial da nova plataforma GA-L graças a um perfil mais baixo e a um comprimento em linha com as dimensões de um sedan de prestígio de forma a proporcionar ao novo LS um visual alongado e junto ao solo. Comparativamente ao atual LS, o novo modelo revela-se cerca de 15mm mais baixo, enquanto o capot e a bagageira são respetivamente 30 mm and 41 mm mais baixos. O novo LS é o primeiro sedan da Lexus com um design de “seis lados”. Também em estreia num sedan da marca é o vidro praticamente à superfície e integrado de forma exemplar com o pilar lateral.

No interior, para assegurar espaço de referência acima dos ombros, o novo LS apresenta um teto panorâmico com um sistema de abertura para o exterior. A representação única da caraterística grelha trapezoidal, com uma textura que se altera de acordo com a luminosidade, é o resultado de um intenso trabalho CAD e do ajuste manual de milhares de superfícies individuais.

O LS estreia cinco distintos designs de jantes incluindo duas e três novas jantes de 19 e 20 polegadas, respetivamente. As variantes de 20 polegadas apresentam uma aparência brilhante criada com recurso a técnicas de electro-galvanização conhecidas como pulverização. Todas as jantes, à exceção de uma, apresentam câmaras ocas inseridas nos aros que contribuem para a atenuação do ruído gerado pelo rolamento dos pneus.

CONFORTO PROGRESSIVO COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

Para a Lexus, a criação de um novo nível de luxo num topo de gama não se resume à soma de novas funcionalidades ou equipamentos. Inspirada nos princípios do “Omotenashi”, a Lexus procurou aprimorar um habitáculo que privilegia a hospitalidade com um ambiente envolvente para os ocupantes.

“Sugiro que abra as portas e se deixe envolver pelo sentimento imediato e intuitivo que está a observar um interior sem paralelo num qualquer outro automóvel de luxo”, refere o Designer Chefe Suga.

Um novo design dos bancos, aliado a 28 configurações de ajustes possíveis dos bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e função de massagem, comprovam esta abordagem. Os mostradores do painel de instrumentos, dispostos de forma orgânica a uma altura nivelada, colocam o condutor numa posição de conforto e controlo, enfatizando a sua capacidade para controlar todos os sistemas sem necessidade de adaptar a sua posição.

No processo de refinamento do LS para uma viatura que transmite maior entusiasmo para o condutor, a Lexus não descurou o foco no ambiente da parte traseira do habitáculo, desenvolvendo um design que procura uma integração que proporciona a continuidade entre o banco traseiro e toda a zona envolvente.

As possibilidades de aquecimento, ventilação e massagem dos bancos traseiros, contribuem para um ambiente mais acolhedor na parte traseira do habitáculo. Na dianteira e traseira, os bancos ajustáveis eletricamente, disponíveis com massagem Shiatsu e o sistema Ottoman – equipamentos do pack mais luxuoso para a traseira, proporcionam uma maior quota de espaço para as pernas do que em qualquer outra geração anterior do LS. Neste pack opcional, o banco atrás do passageiro dianteiro tem a capacidade de reclinação até 48 graus e pode ascender até 28 graus para facilitar a saída do automóvel ao passageiro.

Pela mais reduzida distância ao solo do novo LS face às anteriores versões, a Lexus equipou pela primeira vez uma função de acesso na suspensão pneumática. Ativada através da Chave Inteligente, esta função controla a subida em altura do veículo e abre o apoio lateral dos bancos para receber o condutor.

O CRUZAMENTO DA TRADIÇÃO E TECNOLOGIA

A iluminação e a atenção ao detalhe traduzem-se uma estética única no novo LS. A nova abordagem à criação de inserções é inspirada na cultura Japonesa e combina uma estética tradicional da cultura com técnicas de produção avançadas. Esta abordagem reflete-se também em pequenos detalhes de assinatura ao longo do habitáculo, tais como a iluminação ambiente inspirada na iluminação tradicional Japonesa e os apoios de braço que parecem flutuar junto às portas.

Inspirado nos padrões de madeira Shimamoku, os sublimes detalhes e novas formas dos acabamentos combinam a estética da madeira natural e o sistema de corte a laser com várias combinações de cor de madeira contrastante para uma aparência mais vibrante.

A QUASE AUSÊNCIA DE SOM – OU EXCELENTE MÚSICA

A Lexus refinou o sistema de escape para um tom mais dominante, aprimorando por outro lado o habitáculo para viagens de quase silêncio absoluto a bordo. Novos métodos de supressão de ruído contribuem também para um ambiente ainda mais silencioso do que em anteriores versões do LS. O Active Noise Control (Controlo de Ruído Ativo) vai mais longe na supressão do ruído, detetando o som do motor em funcionamento e cancelando determinadas frequências através dos altifalantes do sistema áudio.

A serenidade proporcionada pelo habitáculo do LS revela um ambiente perfeito para desfrutar do sistema de áudio premium de série ou da experiência audiófila proporcionada pelo sistema áudio Mark Levinson 3D surround com um vasto conjunto de altifalantes integrado no teto. O pack inclui ainda um interface com uma nova experiência gráfica mais intuitiva. O sistema de controlo remoto (Remote Touch) foi concebido para ser manuseado de forma similar à de um smartphone, suportando ainda a funcionalidade de introdução de texto manuscrito. Para além do Ecrã Multimédia de 12.3 polegadas, o LS dispõe ainda de um opcional Head-up Display que projeta informações acerca da condução e navegação no para-brisas.

SEGURANÇA AVANÇADA

As estruturas do novo Lexus LS elevam a segurança passiva a um novo patamar para a proteção máxima dos ocupantes em caso de colisão. A Lexus também dotou o LS de tecnologias capazes de prevenir ou mitigar a ocorrência de colisões.

O novo LS está equipado com o mais recente Lexus Safety System+ assim como sistemas de segurança avançados onde estreia o primeiro sistema de deteção de peões com direção ativa. Com este sistema, se um peão for detetado e a colisão iminente, o LS aplica pressão nos travões e desvia-se para contornar o peão, sem sair da faixa de rodagem. No Head-up Display surge o alerta ao condutor de perigo iminente.

O Lexus CoDrive atua como um sistema de auxílio à condução de elevado envolvimento. Controla a direção do automóvel de acordo com as intenções do condutor e permite um apoio constante na condução em auto-estrada.

Novo Lexus topo de gama

ESPECIFICAÇÃO BÁSICA DO LEXUS LS DE 2018

Motor   |   V6 3.5L, bi-turbo de injeção direta

Transmisão   |   Automática de 10 Velocidades

Potência   |   310 kW / 421 cv

Binário   |   600 Nm

Distância entre eixos   |   3,125 mm

Comprimento total   |   5,235 mm

Altura   |   1,450 mm

Largura   |   1,900 mm

Jantes   |   19 ou 20 polegadas

Impala Instagram


RELACIONADOS