Moçambique quer formar professores para aumentar procura por cursos de ciências

O Governo moçambicano quer aumentar o nível de procura por cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática através da melhoria da formação de professores das áreas, no âmbito de um programa lançado hoje em Maputo.

Moçambique quer formar professores para aumentar procura por cursos de ciências

“Visando reverter o cenário de reduzida adesão e preferência de estudantes por formação na área de CTEM [Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática], constatamos haver necessidade de implementação de um quadro estruturado de capacitação dos professores em exercício, que passa pela melhoria da formação inicial e da capacitação de professores em novas metodologias de ensino”, nas áreas indicadas, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique, Daniel Nivagara, durante o lançamento do programa de formação de professores.

Segundo o governante, o Programa de Capacitação de Professores em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática visa responder ao problema da baixa procura por cursos relacionados, o que reduz a oferta no mercado de profissionais formados nas áreas.

O programa “deverá jogar um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, explorando as oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais e plataformas de ‘e-learning'”, disse Daniel Nivagara.

O ministro admitiu haver “grandes dificuldades” no ensino experimental das ciências nas escolas primárias e secundárias do país, além da existência de professores com dificuldades metodológicas em CTEM.

“Como consequência, tem sido notório que os alunos dos ensinos primário e secundário não encontram a conexão entre a teoria e a vida real concorrendo, em nosso entender, para que os mesmos tendam a afastar-se das áreas de CTEM”, disse o responsável.

O programa lançado hoje será implementado, entre outros, em coordenação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, instituições de ensino superior, do ensino secundário, primário, técnico profissional e de formação de professores.

“Essa conjugação de esforços e complementaridade de sinergias entre instituições ligadas a diferentes subsistemas de ensino do setor da educação é crucial, pois todas elas desempenham um papel importantíssimo em nosso país na formação do capital humano”, concluiu o ministro moçambicano.

LN // JMC

By Impala News / Lusa

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