Impala

Mau tempo: IPMA antecipa aviso laranja para duas ilhas dos Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) antecipou para final do dia de hoje o aviso laranja para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, nos Açores, devido à previsão de chuva.

Ponta Delgada, Açores, 05 dez (Lusa) — O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) antecipou hoje o aviso laranja para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, nos Açores, devido à previsão de chuva.


Segundo o IPMA, o aviso laranja vigora entre as 23:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e as 08:00 de terça-feira, naquelas duas ilhas do grupo oriental do arquipélago, quando inicialmente estava previsto começar às 02:00 de terça-feira.


Para estas duas ilhas, o IPMA mantém os avisos amarelo para chuva (até às 23:00 de hoje), e trovoada e vento a partir das 23:00 e até meio da manhã de terça-feira.


As cinco ilhas do grupo central dos Açores — Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa e Faial — estão sob aviso amarelo até às 02:00 de terça-feira devido à previsão de chuva e trovoada.


Segundo a meteorologista Vanda Costa, da Delegação Regional dos Açores do IPMA, os avisos devem-se à “passagem de uma superfície frontal fria com atividade forte”, esperando-se “a ocorrência de precipitação forte durante a próxima madrugada no grupo oriental”.


Vanda Costa adiantou que neste grupo estão igualmente previstas “rajadas de vento que podem atingir os 90 quilómetros”, além de ser “possível a ocorrência de trovoada”.


Já no grupo central o aviso amarelo foi emitido, “devido à possibilidade de precipitação, ainda pontualmente forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, sendo que neste caso o IPMA baixou o nível do aviso de laranja para amarelo.


O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


Hoje também capitanias de vários portos dos Açores alertaram para o agravamento das condições meteorológicas e do estado do mar, em particular na orla costeira do arquipélago, entre terça e quinta-feira.


Em comunicados, as capitanias dos portos de Ponta Delgada e Vila do Porto – nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, respetivamente -, e de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, na Terceira, informam que é previsível um agravamento das condições meteorológicas, explicando que este será notado “pela ocorrência de vento forte, chuva intensa e aumento da ondulação”, que pode atingir “mais de seis metros de altura”.


“Recomenda-se, por isso, à comunidade marítima o reforço das amarrações e vigilância das embarcações, sobretudo nas zonas viradas a sul e, por isso, mais expostas à forte ondulação que se prevê”, adiantam aquelas entidades, que aconselham a população a evitar “os passeios junto à linha de água, em particular os molhes, piscinas naturais e zonas balneares”.


Segundo as capitanias, “é fundamental da parte de toda a população uma atitude prudente junto da orla costeira, não incorrendo em situações de risco que podem vir a ter consequências graves”, dado prever-se que o mar galgue zonas onde habitualmente não chega.



SR // MAG


Lusa/Fim


RELACIONADOS

Mau tempo: IPMA antecipa aviso laranja para duas ilhas dos Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) antecipou para final do dia de hoje o aviso laranja para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, nos Açores, devido à previsão de chuva.