Marcelo realça medidas de Portugal e confia que haverá ação pelo clima

O Presidente da República realçou hoje nas Nações Unidas as medidas adotadas em Portugal para combater as alterações climáticas e deixou uma mensagem de confiança na capacidade de ação dos responsáveis políticos.

Marcelo realça medidas de Portugal e confia que haverá ação pelo clima

“Nós podemos e iremos cuidar do que é o nosso único planeta, o futuro das gerações mais novas. Nós seremos responsáveis perante as nossas populações. Não as iremos desapontar”, afirmou, num discurso na Cimeira da Ambição Climática, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Esta cimeira foi convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para uma vez mais alertar para a urgência de se agir nesta matéria.

Marcelo Rebelo de Sousa, que interveio em inglês, durante cerca de três minutos, pediu “mais ambição e credibilidade no que respeita à ação climática”.

Na presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, o chefe de Estado referiu, entre outras medidas, que “Portugal decidiu antecipar em cinco anos, para 2045, a neutralidade carbónica total” e que vai “duplicar o investimento em ciência e tecnologia aplicadas aos mares”.

O Presidente da República disse que a humanidade está “a correr contra o relógio” e que já se perdeu “demasiado tempo” para travar e minimizar os efeitos das alterações climáticas.

“Mas estamos certos de que, antes de 2030 e antes de 2050, nós podemos e iremos cuidar do que é o nosso único planeta, o futuro das gerações mais novas. Nós seremos responsáveis perante as nossas populações. Não as iremos desapontar”, acrescentou.

IEL // JPS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS