Macau atingiu no domingo novo recorde diário de visitantes

Macau recebeu quase 175 mil visitantes no domingo, o valor diário mais elevado desde que há registos, de acordo com dados oficiais divulgados pela Polícia de Segurança Pública da região chinesa.

Macau atingiu no domingo novo recorde diário de visitantes

Num comunicado, a PSP revelou que mais de 687.500 pessoas atravessaram as fronteiras do território em 31 de dezembro, o segundo dia dos feriados do Ano Novo, incluindo a entrada de quase 362 mil pessoas, entre as quais 174.930 turistas.

O anterior recorde diário, quase 161.200 visitantes, tinha sido fixado antes do início da pandemia de covid-19, em 02 de outubro de 2019, durante a chamada ‘semana dourada’ do Dia Nacional da China.

A ‘semana dourada’ de 01 de outubro constitui o segundo maior movimento de massas na China, a seguir ao período do Ano Novo Lunar, principal festa tradicional das famílias, que acontece em janeiro ou fevereiro, consoante o calendário lunar.

O comunicado não revelou a origem dos visitantes a Macau, cujo setor do turismo é extremamente dependente da China continental.

No entanto, a PSP revelou que mais de dois terços dos visitantes (quase 121 mil) chegaram à cidade através das fronteiras terrestres com a China continental, enquanto mais de 29.100 atravessaram a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau.

O destaque da noite de réveillon na região chinesa foi um concerto de passagem de Ano Novo, que terminou com a atuação da cantora e compositora franco-brasileira Lia Sophia, na Praça do Lago Sai Van.

A região tinha recebido quase 679.600 turistas na época de Natal, entre o aniversário da região chinesa, a 20 de dezembro, e terça-feira, dez vezes mais do que em igual período de 2022.

Na quarta-feira, a Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau revelou que a ocupação hoteleira atingiu 90,8% no período de Natal (entre 23 e 26 de dezembro).

Em dezembro de 2022, a região chinesa anunciou o cancelamento da maioria das medidas de prevenção e contenção, depois de quase três anos de rigorosas restrições, que incluíam a proibição da entrada de turistas vindos do estrangeiro.

No início de janeiro de 2023, a região chinesa abriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, levantando uma proibição que durou quase três anos.

Com o fim das restrições, Macau recebeu 25,3 milhões de visitantes nos primeiros 11 meses de 2023, quatro vezes mais do que no mesmo período de 2022, mais ainda 69,6% do valor registado entre janeiro e novembro de 2019.

VQ // CAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS