Ligeira descida das águas na bacia do Tejo

Os níveis das águas na bacia do Tejo registam hoje uma “ligeira descida” devido ao decréscimo nos caudais lançados pelas barragens, mantendo-se, contudo.

Ligeira descida das águas na bacia do Tejo

Os níveis das águas na bacia do Tejo registam este domingo uma «ligeira descida» devido ao decréscimo nos caudais lançados pelas barragens, mantendo-se, contudo, as recomendações feitas no sábado às populações ribeirinhas pela Proteção Civil.

Em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém afirma que, segundo a informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela EDP Produção, os caudais descarregados no conjunto das barragens da Bacia do Tejo mantiveram-se abaixo dos 1.000 metros cúbicos por segundo ao longo da madrugada deste domingo, prevendo-se a manutenção destes valores nas próximas horas.

«Na bacia hidrográfica do Sorraia, as barragens de Maranhão e Montargil continuam com capacidade de encaixe, não havendo qualquer descarga feita pelas mesmas», sendo que os caudais hidrológicos verificados no rio Sorraia se devem a precipitação decorrente nessa bacia, afirma o comunicado.

«A estabilização dos caudais do rio Tejo não se pode ainda considerar como um desagravamento da situação de cheias, mantendo-se todas as recomendações plasmadas nos comunicados anteriores», acrescenta.

O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi acionado no sábado em nível de alerta amarelo, devido à previsão de alagamentos e inundações decorrente da subida dos caudais do rio Tejo, tendo a população das zonas ribeirinhas do distrito sido aconselhadas a tomar medidas de precaução, como a retirada de equipamentos e de animais de zonas normalmente inundáveis e não atravessar, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas.

Segundo o comunicado, neste momento estão submersos os caminhos municipais 1445, entre Rebolo e Biscainho, e 1427, entre Amieira e Raposeira, a estrada municipal 590, entre Couço e Santa Justa, e o caminho agrícola entre as estradas nacionais 114 e 251, no concelho de Coruche.

No concelho da Golegã, estão submersas a estrada municipal 1, estrada de Lázaros, e nacional 365, entre Pombalinho e Vale de Figueira, e no de Santarém as pontes dos Alcaides-Amajões e da Vala de Calhariz e o caminho municipal 1348, entre Ribeira de Santarém e Vale de Figueira.

Em Constância, mantém-se a submersão parcial do parque de estacionamento junto ao rio Zêzere.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS