Ilha chinesa dá isenção de visto a cidadãos portugueses

A ilha de Hainão, no sul da China, vai autorizar estadas turísticas até um mês sem necessidade de visto para cidadãos de 59 países, incluindo Portugal

Ilha chinesa dá isenção de visto a cidadãos portugueses

A ilha de Hainão, no extremo sul da China, vai autorizar estadas turísticas até um mês sem necessidade de visto para cidadãos oriundos de 59 países, incluindo Portugal e Brasil, informaram as autoridades chinesas.

LER MAIS: Hanói e Pequim comprometem-se a manter a paz no mar do sul da China

A medida entra em vigor no próximo mês (maio) e converte Hainão na província chinesa mais aberta ao turismo estrangeiro, a par das regiões especiais administrativas de Macau e de Hong Kong.

Até agora, Hainãn dava isenção de visto, para estadas de entre 15 e 21 dias, a turistas oriundos de 26 países, mas apenas para viagens em grupo. Os novos regulamentos excluem a última regra.

Cidadãos de Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, França ou Rússia são também beneficiados pela normativa.

O anúncio surge uma semana depois de o Presidente chinês, Xi Jinping, visitar Hainão, onde participou no Fórum Económico Boao e supervisionou uma revista militar em águas próximas do Mar do Sul da China, onde o país mantém várias disputas territoriais com países vizinhos.

O Governo chinês anunciou ainda planos para converter a ilha numa ampla zona de livre comércio, que acolherá sedes de grandes empresas estrangeiras.

Hainão, que até há poucas décadas vivia da pesca e agricultura, converteu-se nos últimos anos num dos principais destinos turísticos do país.

Pequim e Xangai têm já políticas de isenção de visto, mas por um período máximo de 72 horas.

LER AINDA: Hanói e Pequim comprometem-se a manter a paz no mar do sul da China

 

Impala Instagram


RELACIONADOS