Impala

Governo garante mais 80 médicos de família até ao final do ano

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, garantiu que vão ser inscritos mais 80 médicos de família até ao final do ano.

Gondomar, Porto, 19 dez (Lusa) – O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, garantiu hoje que vão ser inscritos mais 80 médicos de família até ao final do ano.


O governante avançou que esta medida vai ao encontro do objetivo do Governo de “dotar todas as famílias de equipas de proximidade até ao final da presente legislatura”.


Fernando Araújo disse que este ano surgiram mais 243 médicos de família no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e acrescentou que foram gastos 15 milhões de euros na construção ou remodelação de 36 centros de saúde em todo o país.


“Temos cerca de 60% das medidas do Governo na área da saúde executadas ou com a execução iniciada”, referiu o governante, defendendo que “2016 representa um ano de viragem para o SNS”.


O secretário de Estado Adjunto e da Saúde falava esta manhã em Gondomar, distrito do Porto, no lançamento da primeira pedra das futuras instalações do centro de saúde de Baguim do Monte, um equipamento que quer o presidente da câmara, Marco Martins, quer o da junta, Nuno Coelho, descreveram como “muito ansiado pela população”.


Também no concelho da Trofa foi assinalado esta manhã o arranque das obras do centro de saúde de Santiago de Bougado que, de acordo com nota da câmara local liderada por Sérgio Humberto, vai servir a população de quatro freguesias: Santiago de Bougado, S. Martinho de Bougado, Covelas e Muro, num total de mais de mais de 20 mil utentes.


Estes dois centros de saúde representam um investimento superior a três milhões de euros, sendo que este ano, e de acordo com informações da Autoridade Regional de Saúde do Norte, a verba total gasta em equipamentos nesta zona ronda os 8,3 milhões.


À Trofa e a Gondomar somam-se empreitadas em Vilar do Andorinho, Vila Nova de Gaia, Martim, Barcelos, Campo, concelho de Valongo, bem como Batalha, Porto.



PYT//GC


Lusa/Fim


RELACIONADOS

Governo garante mais 80 médicos de família até ao final do ano

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, garantiu que vão ser inscritos mais 80 médicos de família até ao final do ano.