Erro de farmacêutica provoca síndrome do lobisomem em bebés

Fármaco provocou crescimento anormal de pelos em todo o corpo de várias crianças, a chamada síndrome do lobisomem. Caso está a chocar a Espanha.

No total são já 17 os casos de síndrome do lobisomem detetados em menores que usaram um fármaco adulterado. A Farma-Química Sur, empresa de Málaga, vendeu por engano um medicamento vasodilatador indicado para a alopecia, embalado como omeprazol. A troca provocou hipertricoses, doença conhecida como síndrome do lobisomem. A enfermidade leva ao crescimento anormal de pelos que cobrem todas as partes do corpo. «O meu filho ficou com pelos na cara, nos braços, nas pernas e nas mãos. Tinha sobrancelhas maiores do que as de um adulto. Foi assustador», relata Ángela Selles, mãe de um dos bebés afetados. Segundo fonte da Agência Espanhola do Medicamento e Produtos Sanitários, estão confirmados 17 casos no país.

LEIA DEPOIS
Pais de bebé vítima de cancro após diagnóstico errado angariam fundos para processar SNS

Medicamento que provoca síndrome do lobisomem vendido sob forma de xarope

O medicamento, vendido sob forma de xarope para tratamento de gastroenterite, foi comercializado por farmácias de vários pontos do país. A mãe do bebé que sofreu mais consequências foi quem deu o alerta. «Fomos ao pediatra e ele achou que se tratava de um problema genético. Pediu uma série de exames e foi nesses resultados que nos foi dito o que se tinha passado. O meu filho tem três meses e as consequências vão para além da questão estética. Ficou com problemas respiratórios, rouquidão e alterações no ritmo cardíaco. Segundo o pediatra, vão ser necessários vários meses para recuperar», conta. O primeiro alerta foi lançado a 11 de julho pela Agência Espanhola do Medicamento e Produtos Sanitários. Desde então, têm sido retiradas do mercado as embalagens do medicamento adulterado. Contudo, ainda estão 22 lotes por localizar. A fábrica que produz o fármaco foi encerrada por incumprimento das normas de controlo de fabrico de medicamentos. Os proprietários terão seis meses para responder a um inquérito.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sábado, 31 de agosto
Ângelo Rodrigues em despedida premonitória quis deixar um «cadáver bonito»

Impala Instagram


RELACIONADOS