ALERTA vírus mortal | Coronavírus pode sobreviver 72 horas em superfícies como corrimões

O mortal coronavírus que provoca o Covid-19 é capaz de sobreviver em superfícies duras, como corrimões, por 72 horas, ou seja: três dias.

O aviso é da comunidade científica. Os médicos alertam para a longevidade do novo coronavírus. Em superfícies duras, como corrimões ou barras de transportes públicos, entre outras dez [consulte aqui], o novo coronavírus pode sobreviver três dias. A infeção do Covid-19 ganha, portanto, novos contornos na transmissão, que se prova afinal poder ser transmitido não apenas entre animais e humanos e entre humanos, mas por muito mais tempo do que se julgava. O vírus mortífero sobrevive por 72 horas.

LEIA DEPOIS
Confirmado 9.º caso de Covid-19 em Portugal

Coronavírus só desaparece por completo «passadas 72 horas»

Ao The Sun, Chris Whitty explica que «na maioria dos casos» o vírus «morre ao fim de 48 horas». Independentemente de essa ser a esperança média de vida do patogénico, o médico britânico responsável pelo estudo da nova doença – Codid-19 – traça o ciclo de sobrevivência do novo coronavírus. «Haverá sempre risco de transmissão e o seu pico dá-se no imediato, diminuindo ao longo do tempo. A probabilidade de contágio desaparece em grande medida ao fim das primeiras 48 horas, dois dias. Mas desaparece por completo apenas passadas 72 horas».

Anúncio feito na Comissão de Saúde e Cuidados Sociais

Ou seja, até três dias, haverá «perigo de contágio em superfícies duras». Nas moles, «o período é menor, as tais 48 horas», alerta. A revelação aconteceu na Casa dos Comuns, enquanto Whitty relatava a situação à Comissão de Saúde e Cuidados Sociais e ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

LEIA DEPOIS
Bebé de 17 dias infetado com Covid-19 declarado livre da doença [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS