Colégio junta figuras públicas em semana dedicada às artes e letras

Vários escritores de renome, o jornalista João Fernando Ramos e a atriz Joana Alvarenga juntaram-se à Semana das Artes e Letras do Colégio Júlio Dinis, no Porto.

Vários escritores de renome, o jornalista João Fernando Ramos, da RTP, e a atriz Joana Alvarenga juntaram-se à Semana das Artes e Letras do Colégio Júlio Dinis, no Porto.  Denominado “Comunic’Arte”, o workshop da atriz Joana Alvarenga incluiu conselhos e alertas para os jovens que querem ingressar no mundo da representação e da moda. “Tenham cuidado com as burlas. Se vos pedirem dinheiro para fazer um book vejam se se trata de uma empresa séria. Normalmente, as agências descontam o valor do book quando recebem o vosso primeiro trabalho, mas há muita gente a querer fazer dinheiro vendendo ilusões”, alertou. A “eterna moranguita” aconselhou ainda os jovens estudantes do Colégio Júlio Dinis a terem “um plano B”. “Não desistam dos vossos sonhos, mas tenham uma alternativa. O mundo da representação não é sempre cor de rosa e há momentos em que não temos projetos e temos de ter outra profissão para fazer face às despesas”, explicou.

Sobre a arte de representar, a atriz de sucessos juvenis como as telenovelas “Morangos com Açúcar”, da TVI, ou “Rebelde Way”, da SIC, teceu uma comparação entre “o estudo na escola e o trabalho com os textos”. “Um ator está sempre a estudar, mas tem sempre de ter nota 20 porque tem de saber mesmo tudo o que está no guião”, disse.

Joana Alvarenga relembrou o início da sua carreira quando fez as malas e se mudou do Porto para Lisboa, com apenas 19 anos, um momento “difícil”, que lhe transformou a vida. “Não vou mentir, nem sempre foi fácil, mas como em todas as profissões temos de fazer sacrifícios. Era uma menina com sonhos, tal como muitos de vocês e fui à luta. Seja qual for o vosso sonho, corram atrás, pois vai sempre valer a pena”, aconselhou.

A curiosidade por parte dos alunos em saber pormenores da vida de um ator foi uma constante. De entre as dúvidas colocadas ficaram, entre outras, questões ligadas ao teatro, em oposição à televisão. “O teatro pede mais de nós, não há margem de erro”, referiu Joana Alvarenga, que afirmou ainda não ter preferência entre um  e outro, precisando dos dois para se sentir “completa”.

A também modelo fez um balanço positivo da sua presença no colégio, proporcionada pelo diretor da instituição, Marco Carvalho. “Adoro fazer parte destas atividades em escolas. É importante o contacto com jovens estudantes e mais importante ainda é que sintam que podem chegar onde quiserem, se trabalharem para isso”, explicou à Impala News. Os alunos também fizeram um balanço positivo do convívio com a estrela da representação. “Adoramos ter a Joana na nossa escola. Foi muito bom saber mais sobre representação e sobre o mundo do teatro e da televisão”, sublinharam.

No final do encontro, a atriz tirou várias fotografias com as turmas e gravou um vídeo para “orgulhosamente”, como referiu, colocar nas suas redes sociais.

Pelo Colégio Júlio Dinis passaram também os escritores Pedro Seromenho, Raul Minh’Alma, Sofia Rente e Filipe Gaspar.

Texto: Cynthia Valente / Win Porto | Fotos: João Manuel Ribeiro

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS