Chuvas intensas deixam 270 mil pessoas sem eletricidade em Cuba

As chuvas intensas que afetam a região ocidental de Cuba desde sexta-feira deixaram 270 mil pessoas sem eletricidade e obrigaram à retirada de casa de pelo menos 762 pessoas, informaram hoje as autoridades de Havana.

Chuvas intensas deixam 270 mil pessoas sem eletricidade em Cuba

Várias zonas das províncias de Pinar del Río (extremo oeste), Havana, Matanzas, Artemisa e Mayabe estão sem energia elétrica, indicaram responsáveis da empresa elétrica numa reunião presidida pelo presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, e pelo primeiro-ministro, Manuel Marrero.

Os aguaceiros e trovoadas associados a uma zona frontal que se move sobre o sudeste do Golfo do México e a região oeste de Cuba provocaram 26 deslizamentos de terra e nove interfaces de autocarros ficaram inundados em Havana, acrescentou a Presidência cubana numa publicação nas redes sociais.

“À medida que as chuvas diminuem, continuar-se-á a tentar recuperar o serviço elétrico”, disse fonte oficial, sublinhando que “nenhum incidente de saúde” foi registado até ao momento.

O Instituto de Meteorologia publicou fotos de queda de granizo nas localidades de Bahía Honda, Guanajay, Quiebra Hacha (Mariel, oeste), Bauta e em vários municípios de Havana.

A previsão para as próximas horas indica que as chuvas e trovoadas continuarão na zona oeste, podendo alcançar parte da zona centro da ilha.

PFT // SSS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS