Caminhos de Santiago com nova rota do interior ao litoral do Alentejo

Os Caminhos de Santiago contam com uma nova rota no Alentejo, lançada esta semana, que vai do interior ao litoral da região, num percurso de 130 quilómetros e atravessando um total de cinco concelhos.

Caminhos de Santiago com nova rota do interior ao litoral do Alentejo

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo revelou que o novo Caminho de Santiago — Via Atlântico tem como ‘ponto de partida’ a vila de Castro Verde, no distrito de Beja, e termina no município de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal.

Ao todo são 130 quilómetros de caminho, que passa também pelos concelhos de Ourique e Odemira (Beja) e de Sines (Setúbal).

Este novo percurso apresenta-se “como uma variante ao Caminho Português Central em direção ao mar”, de acordo com a ERT do Alentejo e Ribatejo.

O percurso agora lançado dá também “a conhecer alguns dos muitos testemunhos históricos do culto da Ordem de Santiago nestes territórios”, acrescentou.

O Caminho de Santiago — Via Atlântico “vem reforçar a nossa aposta em promover o vasto e rico legado da Ordem de Santiago na nossa região”, destacou o vice-presidente da entidade regional, Pedro Beato, citado no comunicado.

Este responsável acrescentou ainda que, “desde 2018, a ERT tem vindo a estruturar e a implementar, no âmbito do produto ‘Turismo Religioso’, a oferta Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”.

Na área de abrangência da ERT existem, para já, dois Caminhos de Santiago, o Central e o Nascente.

O Caminho Central, o primeiro a ser certificado em Portugal, é composto por 19 etapas, com partida da aldeia de Ameixial (Faro) e término em Tomar (Santarém).

O percurso inclui passagem pelos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Aljustrel (todos no distrito de Beja), Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal (Setúbal), Vendas Novas (Évora), Coruche, Benavente, Salvaterra de Magos, Santarém, Golegã e Tomar (Santarém).

Já o Caminho Nascente, é igualmente composto por 19 etapas, com início em Alcoutim (Faro) e final em Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).

Os caminhantes que percorrerem todo esse percurso passam ainda pelos concelhos de Mértola, Beja, Cuba e Alvito (Beja), Viana do Alentejo, Évora e Estremoz (Évora), Sousel, Fronteira, Alter do Chão, Crato e Nisa (Portalegre).

Brevemente, vai estar igualmente disponível na região o Caminho da Raia.

 

CYMP/RRL // RRL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS