Brasil ultrapassa recorde anual de mortes por dengue em pouco mais de três meses

O Brasil registou 1.116 mortes por dengue em pouco mais de três meses, um novo máximo anual para o país que tem quase metade do território em emergência, anunciaram hoje fontes oficiais.

Brasil ultrapassa recorde anual de mortes por dengue em pouco mais de três meses

Para além disso, de acordo com o boletim divulgado hoje pelo Ministério da Saúde do Brasil, estão em investigação mais 1.807 mortes.

No mesmo ano passado, em três meses, o Brasil registou 388 mortes. Em 2023, que já tinha sido um ano  recorde, morreram 1.094 devido à dengue e, no ano anterior,  1.053 pessoas, também, à data, um máximo histórico.

De acordo com o Governo brasileiro, o país registou ainda 2.963.994 casos prováveis de dengue.

O Ministério da Saúde admitiu, em fevereiro, que o Brasil possa terminar este ano com um recorde de 4,2 milhões de casos, apesar de a maioria dos estados brasileiros já ter ultrapassado o pico da doença e começar a registar um abrandamento dos casos.

Até à data, onze estados declararam o estado de emergência, incluindo os estados mais populosos do Brasil (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).

A atual epidemia é atribuída aos efeitos do fenómeno meteorológico El Niño, que fez subir as temperaturas e aumentou as chuvas em todo o país, fatores que contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue pelo sistema público de saúde, embora o baixo número de doses disponíveis tenha limitado a sua aplicação apenas a crianças e adolescentes.

 

MIM // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS