Aumenta para 33 número de mortos por causa de deslizamento de terras na Colômbia

O número de mortos provocados por um deslizamento de terras na Colômbia subiu para 33, segundo um novo balanço divulgado hoje pelo Governo do país.

Aumenta para 33 número de mortos por causa de deslizamento de terras na Colômbia

O anterior balanço oficial do acidente, que ocorreu na sexta-feira e que afetou uma comunidade indígena, dava conta de 18 vítimas mortais.

A maioria das vítimas mortais eram crianças, escreveu a vice-presidente Francia Márquez, na rede social X (antigo Twitter).

A estrada que liga Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, a Quibdó, na região de Choco, foi temporariamente fechada depois de ter sido danificada por vários deslizamentos de terra, disse um funcionário do gabinete do governador da região à agência francesa AFP na sexta-feira.

Na altura, estimava-se que cerca de 30 pessoas estavam presas sob os escombros nesta estrada principal.

Nas imagens difundidas nas redes sociais e pelos canais de televisão, é possível ver o momento em que um troço da montanha se desmorona e cobre uma fila de carros, enquanto se ouvem gritos.

Muitas pessoas conseguiram sair dos seus veículos e “refugiar-se numa casa” perto da cidade de Carmen de Atrato, disse à AFP um funcionário local.

“Mas, infelizmente, ocorreu um deslizamento de terras que as soterrou”, acrescentou a mesma fonte.

A região de Choco, que faz fronteira com o Oceano Pacífico e abriga uma vasta floresta tropical, foi atingida por fortes chuvas nas últimas 24 horas.

O Presidente colombiano, Gustavo Petro, prometeu “toda a ajuda disponível para Choco nesta horrível tragédia”, numa mensagem publicada na rede social X.

A polícia disse que estava a trabalhar “de mãos dadas com as organizações de emergência e salvamento na estrada Quibdó-Medellín”.

Cerca de 50 soldados também chegaram ao local para ajudar nas buscas.

Numa altura em que a Colômbia atravessa um período de seca, o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (IDEAM) tinha alertado para o risco de chuvas fortes em várias regiões que fazem fronteira com o Pacífico e a Amazónia.

SV // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS