App anticoncepcional acusada de causar gravidezes indesejadas

Anticoncepcional em forma de aplicação reconhecida por toda a União Europeia, gratuita e disponível para telemóvel está a receber muitas queixas.

App anticoncepcional acusada de causar gravidezes indesejadas

São já muitas as mulheres que usam aplicações de telemóvel para gerir o seu ciclo menstrual. Com essa gestão, tentam prevenir de forma natural uma gravidez. Tal como antigamente se fazia com tabelas, chás e observação do período fértil, atualmente começa a usar-se esses métodos novamente. Há um número crescente de aplicações que ajudam as mulheres na gestão desses ciclos, mas uma, em particular, está a receber várias críticas. De acordo com as últimas notícias, ‘causou’ já 37 gestações indesejadas. Chama-se Natural Cycles e é certificada como forma anticoncepcional pela União Europeia. São mais de 700 mil utilizadoras pelo mundo fora que usam, mas uma série de denúncias tem vindo a abalar o sucesso da aplicação.

LEIA DEPOIS
Cadela espera pelo dono à porta da prisão há mais de um ano

Método anticoncepcional levou 37 suecas ao hospital para realizarem abortos depois de o aplicativo falhar

Um dos representantes da plataforma veio a público esclarecer que «nenhuma forma de anticoncepcional é 100% eficaz». E acrescenta que «a gestação indesejada é um risco infeliz». O Natural Cycles «é 93% eficaz», avisa. Esta aplicação usa os mesmos critérios da maioria das aplicações no mercado para definir quando será o período fértil: informações fornecidas pela mulher, algoritmos e temperatura corporal. O representante da marca afirma que esta é uma realidade «inegável». Enquanto o uso do aplicativo crescer «também vai aumentar o número de gestações indesejadas vindas de utilizadoras do Natural Cycles.»

LEIA MAIS
Previsão do tempo para segunda-feira, 17 de junho
Foge do Irão para ser modelo e acaba como sem-abrigo
Sabe quantos litros de urina existem dentro de uma piscina pública?

Impala Instagram


RELACIONADOS