Teletrabalho: Fumar em reuniões é aceitável ou condenável? Resposta não é consensual

Será que fumar em reuniões quando se está em teletrabalho é algo normal? Ou será que estamos perante um comportamento condenável?

Teletrabalho: Fumar em reuniões é aceitável ou condenável? Resposta não é consensual

A pandemia de coronavírus mudou a forma como muitas pessoas trabalham. Ainda hoje, muitos são aqueles que estão em teletrabalho. Ou num regime híbrido em que os dias são divididos entre casa e o local de trabalho. O que faz com que existam ainda algumas dúvidas em relação à melhor conduta profissional.

Leia depois
24 alimentos que nunca deverá comer no comboio

Ao longo dos tempos foram tornando-se virais momentos em que trabalhadores são apanhados em momentos mais caricatos em plenas reuniões que acontecem através de videochamada. Há quem mostre pijamas e outros são apanhados em momentos mais calientes. Agora, há outro tema que está a dar origem a um grande debate. Será aceitável fumar durante uma reunião online?

“Não fumas no escritório porque afetas fisicamente outras pessoas com o fumo. Essa é praticamente a única razão”

Esta foi a pergunta feita por um utilizador no Reddit que rapidamente se tornou viral. As respostas são várias mas uma que defende que fumar não tem qualquer problema conta com mais de 4 mil gostos. “Eu diria que não é profissional. Não se pode fumar num ambiente de escritório”, defende outra pessoa. “É ilógico. Não fumas no escritório porque afetas fisicamente outras pessoas com o fumo. Essa é praticamente a única razão. Podes tomar café numa reunião de zoom e ninguém pestaneja. Digo que deverias poder fumar também”, argumenta mais um utilizador.

Há também quem garanta fumar sem qualquer problema. Isto desde que não estejam as câmaras ligadas e o som não seja o melhor. Por fim, há quem alerte para a legislação. “No nosso contrato de trabalho existente era proibido fumar durante o horário de trabalho. Alguém verificou com os recursos humanos e eles confirmaram que ainda se aplicava mesmo ao trabalhar em casa”, conta uma pessoa. “Suspeito que os empregadores literalmente não têm poder para impor isso”, é apenas mais um comentário de uma acesa discussão.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS