Saiba se é possível emagrecer com a dieta do café

Dieta do café aponta para a possibilidade de emagrecer com o consumo diário de três chávenas daquela que é uma das mais famosas bebidas do mundo. Mas será mesmo assim?

Saiba se é possível emagrecer com a dieta do café

É um tema bastante controverso. Por um lado, vários são os estudos que salientam os benefícios do café. Por outro lado, há quem não recomende o consumo, alertando mesmo para os riscos desta bebida. Sendo que ao longo dos tempos mais recentes, as opiniões apontam mais para o bem que esta bebida faz. Por exemplo, o café é apontado como uma excelente fonte de oxidantes que ajudam a prevenir (ou reparar) danos nas células. Depois, existe a dieta do café, que muitos dizem ser boa opção para perder peso. Mas será mesmo assim?

Leia depois
Conheça os nomes mais estranhos associados aos seios

Entre os benefícios do café está a prevenção de pedras nos rins, melhoria da memória e humor, acelerar o treino e até bloquear a inflamação das gengivas. Bob Arnot, um médico que lançou o livro The Coffe Lover’s Dieta, a dieta do amante do café em português, defende que beber, no mínimo, três chávenas de café por dia ajuda a prevenir doenças. E também a queimar gordura.

Será mesmo eficaz?

Esta quantidade de café “irá aumentar o metabolismo e a função cardiovascular, enquanto estimula a perda de peso”, defende o médico. Só que isto não pode ser dissociado de uma dieta que não vá além das 1500 calorias diárias. Que devem ter origem em proteínas magras, frutas e legumes. Ou seja, não é fácil quantificar o sucesso da dieta do café. Até porque não existem muitos estudos que sustentem o sucesso da mesma.

E se não é complicado beber três cafés por dia, o mesmo já não se pode dizer da ingestão de 1500 calorias. E convém não esquecer que o café mencionado neste livro é preto. Sem açúcar ou algo mais. Se o café servir de motivação para treinar, já é bom sinal. Mas é melhor não acreditar que irá fazer milagres na queima da gordura. Fique também a saber que a Clínica Mayo recomenda, como limite, a ingestão diária de 400 miligramas de cafeína. Algo que poderá ser encontrando em quatro chávenas.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS