4 dicas para não instalar aplicações que servem para roubar dinheiro

Existem cada vez mais aplicações com adware que permite roubar dinheiro. Todos os cuidados são poucos e estas quatro dicas ajudam a que mantenha o telemóvel seguro.

4 dicas para não instalar aplicações que servem para roubar dinheiro

Existem cada vez mais pessoas a fazer download de aplicações infetadas com adware. A Bitdefender, empresa de segurança de dados digitais, realizou um estudo que permitiu encontrar 60 mil aplicações para Android que estão infetadas com adware.

Para ler depois
Metaverso: Como esta tecnologia terá impacto no nosso futuro?

E isto só nos últimos seis meses. Estes programas estão ocultados dentro das aplicações e permitem ganhar dinheiro com recurso a anúncios. Sendo que outros são utilizados para roubar informações importantes como passwords. Por isso, se quer manter o seu smartphone seguro, é melhor seguir estas quatro dicas que vão fazer com que evite males maiores. E que não perca dinheiro.

 

1 – Recorra apenas a lojas oficiais

Salienta a Bitdefender que nenhuma das 60 mil aplicações infetadas estava localizada numa loja oficial, como a Google Play. Pois estas contam com sistemas de segurança. Por isso, uma das formas de evitar correr riscos maiores passa por recorrer apenas a este tipo de lojas.

2 – Não faça download de aplicações modificadas

O estudo permitiu descobrir que aplicações modificadas são um dos principais alvos. Não se deixe levar por promessas de aplicações que permitem, por exemplo, navegar no YouTube e TikTok sem anúncios.

3 – Atualize o sistema regularmente

Esteja atento às atualizações de segurança. Os vírus digitais estão em constante evolução, o que faz com que se exija o mesmo em relação à segurança do seu aparelho.

4 – Instale um antivírus ou antimalware

É certo que recorrer a lojas oficiais é meio caminho andado para que tudo corra bem. Ainda assim, é boa ideia que instale uma aplicação antivírus ou antimalware. Norton, McAfee e Kaspersky são dos mais conhecidos e todos disponibilizam versões gratuitas, ainda que com limitações.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS