Maria Vieira e Ana Bola vão a tribunal
Impala

ÚLTIMA HORA – Maria Vieira avança com processo contra Ana Bola

O litígio entra as consagradas atrizes nacionais parece longe do seu fim. Os tribunais terão agora a palavra.

É oficial. Maria Vieira vai agir judicialmente contra a antiga colega Ana Bola.

Em causa a “troca de galhardetes” entre ambas que terá começado quando Ana Bola decidiu criticar algumas publicações de Maria Vieira no Facebook. Na manhã desta sexta-feira, e enquanto o assunto era tema de conversa no “Você na TV”, da TVI, Ana Bola decidiu ligar para o programa tomando uma posição oficial sobre o mesmo. Pois bem, eis que chega a resposta de Maria Vieira através de outra publicação no Facebook.

Publicação na íntegra

“Boa tarde a todos. Tendo hoje de manhã assistido à rubrica «Crónica Social», inserida no programa “Você na TV” apresentado pelos comunicadores Cristina Ferreira e Manuel Luis Goucha, onde foi abordado um tema entretanto tornado viral nas redes sociais assim como na comunciação social, referente a um comentário publicado e posteriormente apagado pela Srº Ana Bola, no qual sou criticada pela referida senhora a propósito de um texto por mim escrito na minha página de Facebook e onde, no final do mesmo, sou insultada e passo a citar a Srº Ana Bola, como sendo “uma criatura execrável”, venho desta forma esclarecer o seguinte:

Antes de mais quero saudar e agradecer à Cristina Ferreira e ao Manuel Luis Goucha, assim como às duas cronistas que colaboram na referida rubrica – Cinha Jardim e Pimpinha Jardim – a forma profissional, civilizada e educada como abordaram este assunto que até aqui, por uma questão de princípios e de educação sempre me excusei a comentar, mesmo tendo sido submetida a dezenas de pedidos de declarações e entrevistas solicitados pela imprensa e por vários outros meios de comunicação social da nossa praça, tendo-me limitado sempre a dizer que pelo facto de me considerar uma pessoa civilizada me escusava a comentar as palavras e a reconhecida ofensa da Srª Ana Bola que de resto é devidamente referida e está documentada nas redes sociais e nos mais variados jornais e revistas do país.

No entanto, e após ter assistido ao programa e à posterior intervenção telefónica da Srº Ana Bola, que a dada altura me volta a ofender afirmando que na minha página de facebook e passo mais uma vez a citá-la; “se passam coisas nazis e salazaristas” e afirmando igualmente de forma caluniosa, tendo em conta que o que diz são mentiras mal intencionadas que descaradamente tentam prejudicar a minha vida pessoal e profissional, que os textos publicados na minha página terão outra autoria que não a minha, ou seja que serão, segundo ela, escritos por outra pessoa, achei conveniente interromper o meu civilizado silêncio por esta via, pois apesar de me ter sentido tentada a entrar em directo no referido programa para confrontar as mentiras e os insultos da Srª Ana Bola e repôr a verdade dos factos, acabei por chegar á conclusão que não seria de bom tom ir «discutir» esses assuntos em directo, na televisão, utilizando um programa popular, decente e de grande audiência nacional como um lugar onde duas mulheres resolvessem ir expor aquilo que apenas às suas vidas privadas diz respeito.

Assim sendo, venho afirmar que os textos publicados na minha página são escritos por mim e não por outrém, que como qualquer outro cidadão tenho o direito democrático concedido pela liberdade de expressão de expor as minhas ideias e os meus pensamentos sem ser sujeita a insultos e á propagação de mentiras caluniosas por parte de pessoas que se dizem minhas amigas ou conhecidas sejam elas a Srª Ana Bola ou qualquer outra pessoa pública com acesso directo a meios de comunicação que possam de alguma forma me prejudicar, difamar ou ofender.

Entretanto e para finalizar, devo informar que o meu advogado já tem em seu poder todos os documentos referentes ás ofensivas declarações posteriormente deletadas pela Srª Ana Bola na sua página de Facebook, assim como as imagens que documentam as suas declarações proferidas no programa “Você na TV” e faço saber que de imediato darei início a um processo judicial contra a Srª Ana Bola ou qualquer outra pessoa pública que insistir em divulgar publicamente as mentiras que sobre mim forem proferidas ou os eventuais insultos que sobre mim forem efectuados. É assim, desta forma que gostaria de evitar, tendo em conta o passado mais ou menos afável e amistoso que caracterizou a minha relação com a Srª Ana Bola que pretenderei agir, caso estes tristes acontecimentos se voltem a repetir no futuro.

Agradeço a atenção de todos aqueles e aquelas que fazem o favor de me dar atenção (passo o pleonasmo) e o apoio esmagador dos milhares de amigos (muitos deles ganhos neste mundo virtual) que ao longo deste infeliz incidente sempre estiveram do meu lado.

Obrigada a todos. Boa tarde. Maria Vieira”.

Recorde-se que Ana Bola e Maria Vieira integraram diversos projetos profissionais em comum, facto que faria pensar que manteriam uma relação saudável. Puro engano. Terão a palavra os tribunais.


RELACIONADOS

ÚLTIMA HORA – Maria Vieira avança com processo contra Ana Bola

O litígio entra as consagradas atrizes nacionais parece longe do seu fim. Os tribunais terão agora a palavra.