herman jose
Impala

Herman José compara fim de programa na SIC a “violação”

Herman José recorda “linchamento pessoal” e compara fim de programa na SIC a “violação”.

Em 2003, Herman José estava no auge da sua popularidade televisiva na era SIC. É no final desse ano que o humorista, na altura anfitrião do talk show Herman SIC, vê o seu nome associado ao processo Casa Pia, o mais escândalo de pedofilia da história da justiça portuguesa.

A acusação contra Herman José foi arquivada mas aquilo que hoje descreve como “linchamento pessoal” continua a ser um tema incómodo para o humorista. No programa do Canal Q Lendas Vivas, conduzido por Roberto Pereira, Herman recorre às metáforas para falar desse conturbado período na estação de Carnaxide.

Questionado por sobre o final do Herman SIC, o humorista faz uma longa pausa e responde:

“É engraçado. Essa pergunta reporta-me para uma coisa muito gira que é a diferença entre a violação e o jogo amoroso do casal. O que se passa, às vezes, é exatamente a mesma coisa. A mulher está deitada, os braços estão atados, de um lado está o violador a fazer mal e a cometer um crime e a destruir um ser humano, do outro lado está o namorado a fazer uma brincadeira com a pessoa que ama. E é uma coisa maravilhosa porque ambos se amam e estão a fazer teatro. Do outro lado, quando a situação é real, a situação é abjeta”.

 

“Violem-me lá e depois vão ver o que vai acontecer”

O apresentador do programa da RTP1, Cá Por Casa, continua, afirmando que “a história do final do Herman SIC é a mesma violação”.

“Uma coisa tremenda e portanto, aí, o que tens de fazer é seguir o conselho que o grande Gérard Castello-Lopes usou. Quando chegou aos setenta anos, mandou um cartão aos amigos: ‘Meus amigos, cheguei aos 70 anos. Estou incrédulo, acabei de ler uma coisa que me inspirou imenso. old age is like rape. If you can’t beat it, relax and enjoy it’ [a terceira idade é como a violação. Se não a consegues derrotar, desfruta]. Portanto… ai é para me violar? Só tens isso? Vá, então? E foi o que o que eu fiz. Violem-me lá depois vão ver o que vai acontecer.”

O humorista de 63 anos descreve essa fase conturbada da sua vida como “tremenda”. “Dava um livro, porque mistura muitas coisas, inclusive a tentativa do meu linchamento pessoal através de um semanário da própria empresa”, explica, referindo ao Expresso, jornal detido pelo grupo Impresa.

 

Herman José continuou na SIC até 2008. Depois de uma breve passagem pela TVI, regressa à RTP, em 2010.

 

 

 

Clique nas imagens e veja também

 

Bento Rodrigues responde a ministra

Casa de Cristina Ferreira ameaçada pelas chamas

PALOP, euros, moedas, dinheiro

10 moedas de 2 euros valem milhares

Marta Melro muda de visual

Fomos fazer uma tatuagem!

Mais

RELACIONADOS