Impala

Investigação. Uso diário de batom pode conduzi-la à morte

Um dos acessórios femininos com maior utilização está a ser apontado como uma arma letal para a saúde. Saiba porquê.

Se não é adepta do uso de batom, ou gloss, saiba que terá pelo menos um motivo para ficar orgulhosa da sua escolha – Está a preservar a sua saúde. Esta foi a conclusão a que chegou a Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos da América, e que nas linhas que se seguem iremos expor.

Batom “envenenado”

Se não passa sem aquele sorriso apelativo proporcionado pelo seu batom diário, saiba que este acessório tem propriedades químicas na sua constituição que são potenciadoras de cancro do estômago. Mesmo utilizado em quantidades aceitáveis (24mg/dia) os níveis ingeridos e absorvidos de forma involuntária, fazem com que o crómio (um dos principais constituintes) se instale de forma perigosa em todo o sistema digestivo, principalmente nas paredes do estômago.

A investigação da Universidade da Califórnia revela ainda que depois de analisar 32  marcas de cosméticos diferentes, encontraram chumbo em 24, e que por isso a sua utilização deve ser bastante ponderada. Para os mais novos, a sua utilização é mesmo proibida.

Agora já sabe, talvez seja melhor começar a pensar na hipótese de manter um sorriso natural mas muito mais saudável.


RELACIONADOS