pele
Impala

O frio fica lá fora! Aprenda a tratar da sua pele durante os meses de inverno

Quando as temperaturas descem, o vento sopra e os aquecedores se acendem começa uma dura batalha por uma pele saudável. Siga as dicas e descubra os cosméticos que a vão ajudar ao longo de toda a estação.

Lábios

Um precioso auxiliar nestes dias frios é, sem dúvida, o bálsamo ou batom de longa-duração para impedir que os lábios fiquem secos ou gretados. Use quantas vezes necessitar e notará um alívio imediato, ficando esta fina pele protegida e hidratada.Quando sentir os lábios secos,evite passar a língua, pois a acidez da saliva seca ainda mais a pele.

 

Rosto

É uma das zonas mais expostas e a que deverá estar mais protegida.Limpeza e hidratação fazem milagres e ajudam a evitar um envelhecimento precoce, já que no inverno as células produzem menos colagénio. Use um produto de limpeza adequado ao seu tipo de pele para eliminar impurezas, lave bem o rosto com água fria e aplique de imediato um creme com ativos hidratantes e que protejam dos radicais livres como a vitamina E. Antes de se deitar, retire todos os vestígios de maquilhagem e aplique um creme de noite nutritivo. Use um esfoliante suave todas as semanas. No caso de se preparar para passar uns dias na neve, opte por usar um creme com proteção solar elevada para evitar os danos dos raios ultravioletas.

 

Corpo

O ar frio e seco do exterior e o calor dos aquecedores e do ar condicionado contribuem para atacar a barreira de defesa da pele deixando-a impossibilitada de reparar-se de forma natural. A única solução é mantê-la hidratada, para evitar que a pele seca e até as fissuras ou gretas se instalem. Faça banhos rápidos, evitando a água demasiado quente. Use um gel de banho com óleos que criem uma película protetora, mas assim que sair do banho, aplique um creme hidratante. Insista nas zonas mais secas,como cotovelos e joelhos.Uma esfoliação regular também ajuda a manter a pele macia

 

Mãos e pés

Use apenas gel de limpeza de mãos sem sabão e sem álcool. Hidrate-as logo após as lavar e nunca as deixe húmidas. Antes de dormir, aplique sempre uma boa camada de um creme específico que tenha na composição, por exemplo, ureia, ceramidas, manteiga de manga, de carité ou alatoína. Calce umas luvas de algodão. Verá que, no dia seguinte, estarão protegidas e macias.Antes de dormir, elimine qualquer vestígio de calosidades com uma pedra‑pomes ou lima específica e aplique um creme para pés. Calce umas meias de algodão.Repita todas as noites este procedimento durante um mês e notará logo a diferença.

(texto originalmente publicado na revista Ana, edição 1023)

 


RELACIONADOS

O frio fica lá fora! Aprenda a tratar da sua pele durante os meses de inverno

Quando as temperaturas descem, o vento sopra e os aquecedores se acendem começa uma dura batalha por uma pele saudável. Siga as dicas e descubra os cosméticos que a vão ajudar ao longo de toda a estação.