Ronda dos Quatro Caminhos enaltece a música tradicional dos Açores

Ronda dos Quatro Caminhos edita “Sopas do Espírito Santo”, uma produção dedicada à música tradicional Açoriana

Ronda dos Quatro Caminhos enaltece a música tradicional dos Açores

A Ronda dos Quatro Caminhos, lança “Sopas do Espírito Santo”, um novo trabalho dedicado à música tradicional dos Açores, com edição da Ocarina. É o 14º disco da carreira da Ronda, continuando assim as últimas produções editoriais – Terra de Abrigo e Tierra Alantre.

Segundo a banda, o disco foi composto e pensado com base na Orquestra Regional Lira Açoriana, uma orquestra de instrumentos de sopro e percussão, que integra jovens músicos das Bandas Filarmónicas das várias Ilhas e que participa em todos os temas, todos eles populares, com orquestrações dos músicos da Ronda. Além da Orquestra, participam no disco vários Coros Polifónicos e músicos populares e eruditos de todas as Ilhas do Arquipélago, num total de mais de 300 músicos e cantores.

Neste trabalho, a música regional dos Açores é vista sob a perspectiva das Bandas Filarmónicas e da harmonia coral religiosa e pagã.

As Bandas Filarmónicas têm um papel de grande relevo e destaque na vida comunitária dos Açores, quer pela formação musical que proporcionam à juventude, quer pela participação nas festividades religiosas e populares. O mesmo acontece com os Coros Polifónicos, geralmente ligados à celebração litúrgica, mas também com um repertório clássico e popular, tendo-lhes sido dada neste trabalho, a par com a Orquestra, a relevância que na verdade têm e certamente merecem.

Música e arranjos ficaram ao encargo de  António Prata

Impala Instagram


RELACIONADOS