Impala

Tricampeão Benfica vence dérbi e reforça liderança da I Liga

O tricampeão em título Benfica reforçou a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao receber e bater por 2-1 o rival Sporting, que ‘tombou’ para o terceiro lugar, ultrapassado pelo FC Porto.

Redação, 11 dez (Lusa) — O tricampeão em título Benfica reforçou hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao receber e bater por 2-1 o rival Sporting, que ‘tombou’ para o terceiro lugar, ultrapassado pelo FC Porto.


Após 13 jornadas, os comandados de Rui Vitória passaram a contar mais cinco pontos do que o ‘onze’ de Jorge Jesus – que justificou o desaire com erros de arbitragem, queixando-se de dois penáltis – e mantiveram quatro à maior sobre a equipa de Nuno Espírito Santo, que goleou fora o Feirense por 4-0.


Na Luz, perante 63.312 espetadores, a formação ‘encarnada’ construiu uma vantagem de dois golos, materializada pelo argentino Salvio, aos 24 minutos, e o mexicano Raúl Jiménez, aos 47, mas ‘penou’ para garantir o triunfo.


Os ‘leões’, que foram superiores em vários períodos do jogo, atacaram a remataram mais, reduziram pelo holandês Bas Dost, aos 69 minutos, sendo que, antes e depois, construíram várias ocasiões para conseguir evitar a derrota.


A formação ‘encarnada’ soube, no entanto, sofrer, sobretudo nos derradeiros 20 minutos, mas também teve algumas ocasiões flagrantes, nomeadamente por Jiménez e Rafa, que foi titular, em vez de Cervi.


A primeira parte foi equilibrada, com o Sporting mais rematador e o Benfica letal aos 24 minutos, num rápido contra-ataque: Gonçalo Guedes furou pelo meio, lançou Rafa e este cruzou de ‘trivela’ para o golo de Salvio.


Em vantagem, a formação ‘encarnada’ não passou por grandes calafrios até ao intervalo e, aos 44 minutos, quase chegou ao segundo, com Rui Patrício a deter com a mão direita o remate do isolado Jiménez, isolado por um jogador ‘leonino’.


A segunda metade começou, praticamente, com um remate de Bas Dost ao poste esquerdo, para, na jogada seguinte, o Benfica chegar ao segundo, por Jiménez, que se antecipou a João Pereira e cabeceou vitoriosamente, após centro de Nelson Semedo.


Com Joel Campbell, o Sporting foi muito mais forte na segunda parte e, depois de vários falhanços e algumas defesas importantes de Ederson, conseguiu marcar, aos 69 minutos, num cabeceamento de Bas Dost, servido pelo costa-riquenho.


Na parte final, a equipa ‘leonina’ tentou tudo para chegar à igualdade, que Campbell poderia ter selado, aos 78 minutos, mas, com mais espaço, o Benfica também teve as suas ocasiões, nomeadamente por Rafa. O resultado não se alterou.


A formação ‘encarnada’ venceu e tem quatro pontos à maior sobre o segundo classificado, agora o FC Porto, que goleou em Santa Maria da Feira por 4-0, num embate marcado pela prematura expulsão de Ícaro, logo aos três minutos.


Contra 10 unidades, os ‘dragões’ venceram facilmente, com um ‘bis’ de André Silva, aos quatro e 66 minutos, o segundo de grande penalidade, e, pelo meio, tentos do argelino Brahimi, aos 33, e do espanhol Marcano, aos 50.


No outro encontro já hoje disputado, dois autogolos do central brasileiro Kaká, aos 62 e 89 minutos, empurraram o Nacional para um triunfo por 3-2 na receção ao Tondela, que esteve a vencer por 2-0 na Choupana.


Wagner, aos 23 minutos, e Miguel Cardoso, aos 30, apontaram os tentos da equipa de Petit, enquanto César apontou o único golo que ‘fugiu’ aos forasteiros, aos 65.


Ainda hoje, o Sporting de Braga recebe o Paços de Ferreira e pode recuperar o quarto lugar e ficar apenas a um ponto do Sporting.


Nos embates de sábado, destaque para o triunfo por 2-1 do Vitória de Guimarães sobre o Boavista, no Bessa, graças a novo livre direto do peruano Hurtado, a exemplo do que havia acontecido na Taça de Portugal, então no prolongamento.


Por seu lado, o Belenenses bateu em casa o Marítimo por 1-0, com um tento de Gerson, e o Desportivo de Chaves superou o Moreirense por 2-1, num triunfo selado sobre o final por Rafael Lopes.


Sexta-feira, no arranque da ronda, o Vitória de Setúbal recebeu e bateu o Estoril-Praia por 2-0.



PFO // PFO


Lusa/Fim


RELACIONADOS

Tricampeão Benfica vence dérbi e reforça liderança da I Liga

O tricampeão em título Benfica reforçou a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao receber e bater por 2-1 o rival Sporting, que ‘tombou’ para o terceiro lugar, ultrapassado pelo FC Porto.