Impala

Rui Vitória exige “ambição enorme” para o dérbi entre Benfica e Sporting

O treinador do Benfica, Rui Vitória, teceu elogios ao Sporting e manifestou a sua expetativa de “um jogo muito intenso” no dérbi de domingo, a contar para a 13.ª jornada da I Liga de futebol.

*** Serviço áudio e serviço vídeo disponíveis em www.lusa.pt ***



Lisboa, 10 dez (Lusa) – O treinador do Benfica, Rui Vitória, teceu hoje elogios ao Sporting e manifestou a sua expetativa de “um jogo muito intenso” no dérbi de domingo, a contar para a 13.ª jornada da I Liga de futebol.


Na conferência de imprensa de antevisão do encontro, realizada no Estádio da Luz, o técnico ‘encarnado’ prometeu “uma equipa muito determinada” para superar o duelo com o rival, que ocupa o segundo lugar, a dois pontos de distância.


“A equipa tem de reconhecer que do lado adversário está uma equipa de qualidade e com os mesmos objetivos que nós. Temos de ser uma equipa com uma ambição enorme, exigência, responsabilidade, e enfrentar o jogo de cabeça levantada. Vamos para este jogo com determinação”, declarou.


Questionado sobre uma pressão acrescida sobre os seus jogadores pela disputa de um dérbi decisivo para a liderança da I Liga e pelas duas derrotas consecutivas – frente a Marítimo (I Liga) e Nápoles (Liga dos Campeões), Rui Vitória garantiu que a pressão de ganhar “existe sempre”.


“Temos sempre a pressão de ganhar, da mesma maneira que o Sporting tem. É um jogo de caraterísticas especiais, é o dérbi de Lisboa. Temos uma vontade muito grande de ganhar, independentemente de as coisas terem corrido bem ou mal. Prevejo um jogo muito intenso. Não sei se será bem disputado, mas será intenso”, frisou.


Paralelamente, o técnico dos tricampeões nacionais assegurou que a equipa retirou ilações dos desaires da última semana.


“Não estamos agarrados ao passado e sabemos o que fizemos menos bem. O jogo de terça-feira é diferente, porque perdemos, mas alcançámos o objetivo. A totalidade das equipas na Europa gostaria de estar no nosso lugar, e não estou a fazer indiretas. Foi uma derrota que não gostámos que tivesse acontecido. Para o jogo de amanhã (domingo), estamos cientes do que temos de fazer”, referiu.


Rui Vitória recusou ainda entrar em polémicas com Jorge Jesus, como sucedeu ao longo da época passada, e centrou as suas atenções apenas no encontro: “O Sporting, o seu treinador e os seus jogadores fazem o seu papel, e nós fazemos o nosso. Cada um trabalha da maneira que quer. Estamos a tornar o futebol num ‘reality show'”.


No entanto, o treinador do Benfica confessou não acreditar nas possíveis ausências dos médios Adrien Silva e Gelson Martins entre os ‘leões’, depois de Jorge Jesus ter adiantado que os dois jogadores não tinham ainda treinado após a derrota (1-0) ‘leonina’ na Polónia, frente ao Légia, na quarta jornada da fase de grupos da ‘Champions’.


“Não sei se isso vai de facto acontecer. Estou em crer que se for uma situação passageira, como uma gripe, não ficam fora do jogo. Tenho a certeza quase absoluta de que vão jogar. O Sporting vai apresentar-se dentro do normal, com os jogadores que têm composto a equipa base”, sublinhou.


Em relação às dúvidas na sua equipa, Rui Vitória não desfez a incógnita em torno de uma eventual convocatória do avançado brasileiro Jonas, depois de uma paragem de três meses por lesão. “O Jonas está 80 por cento fora do jogo, 20 por cento dentro. Há 20-30 por cento de probabilidade de utilização. Convocado? Já vamos ver”, concluiu.


O dérbi entre Benfica e Sporting, referente à 13ª jornada da I Liga, está marcado para domingo, às 18:00, e vai ser arbitrado por Jorge Sousa (Associação de Futebol do Porto).



JYGO // PFO


Lusa/Fim


RELACIONADOS

Rui Vitória exige “ambição enorme” para o dérbi entre Benfica e Sporting

O treinador do Benfica, Rui Vitória, teceu elogios ao Sporting e manifestou a sua expetativa de “um jogo muito intenso” no dérbi de domingo, a contar para a 13.ª jornada da I Liga de futebol.