NOVAS ATUALIZAÇÕES > Invasão violenta à Academia do Sporting: o que se sabe até ao momento

Agressões de adeptos encapuçados em invasão à Academia do Sporting indignam jogadores e equipa técnica do clube.

Entre 40 a 50 indivíduos de cara tapada invadiram a Academia do Sporting, em Alcochete, conta a imprensa desportiva e confirma a TVI24 em chamada telefónica com uma jornalista no local.

A invasão durou apenas alguns minutos, cerca de 15, pelo que abandonaram as imediações leoninas às 17:20. Não houve qualquer intervenção policial, diz o jornal Record, mas a GNR estará a caminho do local.

O MaisFutebol ainda acrescenta que enquanto a maioria dos adeptos foi para o interior da Academia do Sporting, dois adeptos ficaram à porta, a certificarem-se que os jornalistas não filmavam o ocorrido

A equipa do Sporting tinha o primeiro treino da semana agendado para esta terça-feira, às 16:00 da tarde. Jorge Jesus e os jogadores já se encontravam no edifício desde as 13:00.

A SIC Notícias diz que Bas Dost e Misic foram agredidos e ambos recusaram-se a treinar. A TVI conta ainda que o grupo de adeptos terá entrado mesmo no balneário e empurrado e ameaçado alguns jogadores, em pouco tempo.

A Bola acrescenta que foram agredidos o treinador Jorge Jesus, os jogadores Bas Dost (há imagens de que este jogador está em lágrimas e tem ferimentos na cabeça), Acuña, Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia e ainda Raul José – treinador-adjunto – fisioterapeutas e segurança.

19h15: Fonte afirmou ao Portal Impala News de que Jorge Jesus não vai estar presente na final da Taça de Portugal, este domingo, no Estádio Nacional do Jamor, diante do Desportivo das Aves. Bas Dost também já terá negado participar na última partida do Sporting nesta temporada.

19h17: Um familiar de um dos jogadores do Sporting diz que o pânico esteve instalado no balneário e não há condições de segurança. Na mesma declaração, conta-se que os futebolistas foram fechados no balneário e cada um que tentava falar, era agredido. O mesmo jogador terá ligado para casa, pedindo para “se faça as malas para ir para o Porto”.

19h29: [VÍDEO] as imagens da destruição do balneário do Sporting. Ouve-se «isto foi a gota de água». Pondera-se rescisão conjunta de jogadores e outros elementos da equipa de futebol dos verde e brancos.

19h30: 5 suspeitos da invasão à Academia do Sporting foram detidos.  As pessoas já estão no posto da polícia de Alcochete. 20 a 30 elementos deste grupo que se organizou esta tarde já estão identificados.

19h49: Os jogadores do Sporting terão abandonado a Academia de Alcochete pouco tempo depois do presidente Bruno de Carvalho e o dirigente André Geraldes. Houve uma tentativa falhada de reunir.

19h57: A mulher de Rui Patrício confirma os acontecimentos violentos em Alcochete. Vera Ribeiro diz que o guarda-redes “está bem” e expressou o seu descontentamento. Recorde-se que Rui Patrício foi muito apupado pelos adeptos, este domingo, na Madeira, em jogo contra o Marítimo, após derrota do Sporting por 2-1. O guardião internacional português foi mal batido no golo da vitória dos madeirenses, perto do apito final.

20h05: O Governo vai reagir às agressões aos jogadores e treinadores do Sporting. A garantia foi dada pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, em comunicado. O anúncio será daqui a pouco às 20h45.

20h07: “É vergonhoso. Levarei até às últimas consequências”, disse Jaime Marta Soares, presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting. Em declarações à rádio TSF, Marta Soares diz que vai tomar medidas em conformidade com o que a sua competência no clube pode fazer.

21h28: Como anunciado, o Governo já reagiu aos atos violento causado por 21 adeptos já detidos e com ligações à claque Juve Leo. 

21h42: Os jogadores querem deixar o Sporting, diz o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

21h45: Com estes acontecimentos, os jogadores do Sporting podem abandonar no clube assim que entenderem, diz especialista.

22h04: Há apelos nas redes sociais para os adeptos do Sporting se manifestarem no Estádio de Alvalade já esta noite.

22h17: Bas Dost falou à imprensa holandesa e mostra estar chocado.

22h22: Bruno de Carvalho reagiu aos acontecimentos em direto na Sporting TV. «Domingo têm de estar todos aptos para o Jamor», anunciou.

22h27: Jaime Marta Soares, presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting, vai convocar os órgãos sociais do clube esta segunda-feira para discutir a atual situação do clube. “Nenhum me transmitiu que queria sair do clube, nenhum me disse que não iria ao Jamor”. O dirigente diz que falou com praticamente todos os jogadores e soube que “estão muito magoados e muito tristes, mas com uma fé inabalável”.

22h31: Vários jogadores avisaram as respetivas companheiras para se prepararem para sair do país

[em atualização]

O Sporting já emitiu um comunicado a confirmar e a repudiar os últimos acontecimentos.

A Federação Portuguesa de Futebol também já emitiu comunicado.

À agência Lusa, a FPF diz que “repudia e lamenta os atos ocorridos esta tarde na Academia Sporting, em Alcochete, e relatados em comunicado pelo Sporting Clube de Portugal. Agressões e atos de vandalismo são inaceitáveis e merecem o mais veemente repúdio da parte da FPF”

Bem como a Liga Portugal.

“A Liga Portugal repudia veementemente os atos violentos de que hoje foram alvo os futebolistas e a equipa técnica do Sporting Clube de Portugal, liderada por Jorge Jesus, na Academia de Alcochete.

Os comportamentos que estão a ser relatados pela Imprensa são lamentáveis e não têm lugar no futebol profissional promovido pela Liga Portugal.

Os executores destes comportamentos não são adeptos de futebol, mas sim criminosos.

A Liga Portugal condena toda e qualquer manifestação de violência física ou verbal, nomeadamente atos de coação, quer a agentes desportivos, quer aos representantes dos órgãos de comunicação social, que mais não estão do que a fazer o seu trabalho.”

 

Veja algumas imagens do ocorrido em baixo.

NOVAS ATUALIZAÇÕES > Invasão violenta à Academia do Sporting: o que se sabe até ao momento


RELACIONADOS

NOVAS ATUALIZAÇÕES > Invasão violenta à Academia do Sporting: o que se sabe até ao momento

Agressões de adeptos encapuçados em invasão à Academia do Sporting indignam jogadores e equipa técnica do clube.