Fernando Santos sobre a crise no Sporting: «Este assunto terminou. A seleção vai estar concentrada»

A menos de um mês para o início do Mundial, na Rússia, o selecionador nacional, Fernando Santos fala sobre os convocados e os objectivos de Portugal para o campeonato

Fernando Santos sobre a crise no Sporting: «Este assunto terminou. A seleção vai estar concentrada»

Fernando Santos, selecionador de Portugal, revelou quais são os seus objectivos para a equipa das quinas no Mundial na Rússia, em entrevista com Hugo Gilberto, na RTP.

LEIA MAIS: Mundial2018: Fernando Santos revela os 23 convocados de Portugal

Apesar de os portugueses não serem os preferidos à vitória do Mundial, o selecionador garante que continua «a ter uma confiança absoluta nos jogadores e equipa» como no europeu, onde Portugal se consagrou campeão, e que tem «sempre o objectivo que é ganhar».

Polémicas, agressões e Sporting «terminou»

Pela defesa dos interesses da selecção nacional, Fernando Santos, quando questionado sobre o estado emocional de Rui Patrício e consequentemente sobre a crise no Sporting, revelou que o seu foco é exclusivamente o Mundial e quer os jogadores 100% concentrados para o campeonato. «Este assunto para mim terminou e não vai fazer parte do léxico e do meu foco. A seleção vai estar concentrada no Mundial».

«Tenho 23 jogadores que tenho de preparar muito bem. (…) Há todo um plano para recuperar todos os jogadores, um plano físico, e no aspeto mental. Mas numa prova muito rápida e intensa como um Mundial, o mais importante é que a equipa esteja fresca. Isso passa pelos 23 de jogadores, todos têm os seus problemas».

Convocados: De Ronaldo a Éder

Sobre Cristiano Ronaldo, Fernando Santos considera sem qualquer dúvida que o avançado do Real Madrid é «o melhor do mundo, claro» e ajuda «com uns pozinhos» à vitória da seleção. «Cristiano, a qualquer momento, pode resolver um jogo»

No entanto o selecionador destacou o fato do craque português ter «uma carga pesada 60 e tal jogos».

Apesar de considerar Bernardo Silva um grande atleta, o técnico assumiu que é «um jogador como os outros» e não se pronunciou sobre se o jovem vai ser o próximo Ronaldo, como tantos comentadores e técnicos sugerem.

No decorrer da entrevista, Fernando Santos lamentou não poder «convocar todos os que estiveram no europeu», em especial, Éder, considerado o herói nacional no último campeonato europeu.

«Tenho sempre na minha memória essa imagem [golo do Éder que levou Portugal à vitória no europeu]»

No que diz respeito à convocação de Adrien, Fernando Santos explicou que «é um jogador que oferece características diferentes» e essa diversidade de capacidades esteve na base da escolha do futebolista para a lista dos 23 convocados.

Fernando Santos responde aos críticos sobre a qualidade de Portugal: «Quem joga mal não ganha»

Sobre os jogos que se irão seguir, o selecionador focou a partida entre a Espanha e Portugal que na opinião de Fernando Santos «é um jogo entre o favorito e o candidato» ao título.

Para Fernando Santos, Brasil, Argentina, Alemanha, Espanha e França são os favoritos mas Portugal é «o candidato». O técnico da equipa lusitana ainda destacou que a seleção nacional irá defrontar a «melhor equipa de África e da China».

Da Grécia para a Rússia

O selecionador nacional terminou afirmando que apesar de todos os momentos  na sua carreira terem sido importantes, a sua «experiência na Grécia foi muito marcante», especialmente «como treinador». Fernando Santos referiu que a capacidade de se adaptar só foi uma qualidade verdadeiramente trabalhada quando se ausentou do país.

Amanhã a selecção nacional irá juntar-se pela primeira vez, onde vai ser dado início a preparação para o Mundial de 2018, na Rússia.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS