Daniel Martínez inicia hoje defesa do título na 50.ª edição da Volta ao Algarve

A 50.ª Volta ao Algarve procura, entre hoje e domingo, o sucessor de Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), o campeão em título que terá a forte concorrência de Remco Evenepoel, Wout van Aert, Sepp Kuss ou Geraint Thomas.

Daniel Martínez inicia hoje defesa do título na 50.ª edição da Volta ao Algarve

Apesar de Martínez estar entre os 175 inscritos nesta ‘Algarvia’, o favoritismo não recai no colombiano, mas sim em Evenepoel, que abriu a época com uma vitória na Clássica da Figueira e que, a partir de hoje, vai lutar pelo seu terceiro triunfo na prova, após os de 2020 e 2022.

Aos 24 anos, o belga da Soudal Quick-Step é um sério candidato a igualar o português Belmiro Silva, único ciclista a ter vencido a Volta ao Algarve por três vezes (1977, 1981 e 1984), um feito que poderá ser alcançado igualmente por Thomas, campeão em 2015 e 2016.

O galês, distinguido com o Prémio Prestígio da 50.ª ‘Algarvia’, lidera um forte contingente da INEOS, que vai alinhar também com Thomas Pidcock e o italiano Filippo Ganna, respetivamente vencedor no Malhão e ‘vice’ na geral final da passada edição, além do promissor neerlandês Thymen Arensman.

Mas é a Visma-Lease a Bike que traz os dois outros grandes ‘cabeças de cartaz’ da única prova portuguesa por etapas do circuito UCI ProSeries, o segundo mais importante do calendário internacional, apresentando-se com o belga Wout van Aert e o norte-americano Sepp Kuss, vencedor da Vuelta2023.

Se Van Aert vai estrear-se no Algarve, Kuss regressa à prova portuguesa, na qual esteve em 2017, com as cores da Rally Cycling, a equipa do segundo escalão mundial que representou antes de dar o salto para o WorldTour na formação neerlandesa.

Entre os favoritos estão também o britânico Tao Geoghegan Hart (ex-INEOS), o vencedor do Giro2020 que se estreia com as cores da Lidl-Trek e está de regresso à competição após a grave queda na última edição da ‘corsa rosa’, ou o português Rui Costa (EF Education-EasyPost), terceiro em 2014 e 10.º no ano passado.

Mas antes de os homens da geral entrarem em ‘cena’, o final da primeira etapa vai hoje oferecer, em Lagos, o protagonismo aos sprinters, nomeadamente ao francês Arnaud Démare (Arkéa-B&B Hotels), outra das figuras desta edição.

Os 175 ciclistas, de 25 equipas, 13 das quais no WorldTour, terão 200,8 quilómetros para percorrer desde Portimão, onde a partida simbólica será dada às 11:35.

Em Vila do Bispo, ao quilómetro 161,2, está instalada a única meta volante do dia, que é antecedida pela contagem de quarta categoria de Aldeia dos Matos (37,6) e pela terceira de Nave (96,5).

A chegada à Avenida dos Descobrimentos, em Lagos, está prevista para as 16:46.

AMG // MO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS